A DESPEDIDA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE SP

Portal Plantão Brasil
22/1/2015 11:28

A DESPEDIDA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE SP

0 0 0 0

884 visitas - Fonte: Jornal GGN

Por Cesar Callegari



Prezados Colegas,



Queridos Amigos,



Informo que neste 13 de janeiro deixei a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, onde há 2 anos vinha exercendo o cargo de Secretário a convite do prefeito Fernando Haddad.



Foi um privilégio!



Privilégio por poder viver com máxima intensidade uma causa de vida: a EDUCAÇÃO.



Privilégio por ter liderado uma equipe valente: mulheres e homens capazes de unir paixão e competência técnica, consciência social e compromisso político, sabedoria, criatividade e ousadia. Gente de bravura que inspira a coragem necessária para enfrentar as urgências educacionais da cidade e do país.



Com eles demos início a uma das maiores transformações já vividas na maior rede municipal de ensino do Brasil, com seus 920 mil alunos, 85 mil educadores, mais de 3 mil escolas, orçamento de R$ 10 bilhões, muitos desafios e imensas possibilidades.



Fomos à luta!



Demos fim à aprovação automática dos alunos, uma "deseducação" que tantos males vêm causando à educação brasileira. Trata-se de uma medida que se insere no contexto de uma ampla reforma curricular do ensino fundamental, implementada com grande responsabilidade pelas escolas e que é única no Brasil. Com ela, de modo original, enfrentamos problemas crônicos a partir da organização de novos ciclos - Alfabetização, Interdisciplinar e o Autoral. Dessa forma, foram ampliados os caminhos para um maior compromisso dos alunos e suas famílias com seu trabalho educacional, maior respeito aos professores e escolas produzindo melhorias já significativas no ambiente escolar. Conhecidas ferramentas, como as avaliações bimestrais, os boletins com notas, a lição de casa e o apoio pedagógico complementar, foram retomadas num moderno sistema de gestão pedagógica e avaliação para a aprendizagem. Passamos a dar mais ênfase ao protagonismo juvenil e, nesse final de ano, 61 mil estudantes surpreenderam e emocionaram professores e familiares com seus TCAs - Trabalhos Colaborativos de Autoria. Estabelecemos novas bases para a educação especial e para a educação de jovens e adultos, assim como notáveis avanços normativos no currículo e na qualidade da educação infantil.



Em apenas 2 anos criamos 41 mil novas vagas em creches e pré-escolas, quase a metade do tamanho da fila que encontramos ao chegar em 2013. Não vacilamos em dar prioridade à matricula de crianças em extrema pobreza, mesmo enfrentando muita oposição. Entregamos 60 novas escolas e iniciamos a construção de outras 177. Nomeamos e contratamos 10 mil professores e outros profissionais que eram necessários e 324 escolas passaram a ter atividades de tempo integral. Um avanço sem precedentes! A alimentação escolar de São Paulo é hoje um caso exemplar no Brasil: fornecendo 2 milhões de refeições por dia, ousamos na qualidade e passamos a adquirir somente sucos naturais, alimentos com menor teor de açúcares e gorduras e, pela primeira vez, a merenda passou a contar com produtos orgânicos da agricultura familiar. Um avanço já reconhecido pelo MEC e pela FAO/ONU. Abrimos os CEUs para uma maior participação da comunidade e implementamos grandes programas de cultura, esportes e de incentivo à leitura, o “Quem Lê Sabe Porque”.



A formação de professores passou a ser política prioritária. Criamos um novo sistema de formação de educadores - o CEU-FOR - e com ele a instalação de 32 polos universitários UAB hoje com já em pleno funcionamento: as melhores universidades públicas do país a serviço da formação e aperfeiçoamento de educadores. Criamos uma nova revista - Magistério - e nos integramos às ações formativas do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa. E para enfrentar problemas como bulling, atos violentos e conflitos nas escolas criamos os NAAPAs, núcleos de apoio à aprendizagem, com psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais. Algo também inédito!



Os esforços para melhorar as condições de trabalho e salário dos profissionais da educação devem ser permanentes. Mas o Governo Municipal concedeu em pouco mais de um ano aumentos acumulados de 25% e estabeleceu um dos maiores pisos salariais do Brasil.



Esses e outros avanços precisam se consolidar e tenho confiança de que isso haverá de acontecer. Muito ainda precisa ser feito. A política tem suas circunstâncias e meandros. Mas ela será sempre republicana quando for forte a Educação de um povo.



Por tudo isso, só tenho a agradecer e creditar todo o mérito à minha equipe, ao prefeito Fernando Haddad, que sempre nos apoiou, aos educadores de São Paulo e a vocês amigos e colegas pela força e incentivo.



A partir de agora passo a intensificar minhas atividades de conselheiro junto ao Conselho Nacional de Educação e, nessa condição, permaneço à disposição de todos.



Recebam o meu abraço



Cesar Callegari



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians