Secretaria de Saúde do Rio informa que a variante Delta do coronavírus já circula na cidade

Portal Plantão Brasil
15/7/2021 11:06

Secretaria de Saúde do Rio informa que a variante Delta do coronavírus já circula na cidade

0 0 0 0

332 visitas - Fonte: O Globo

RIO — O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou nesta quinta-feira que a variante Delta do coronavírus já circula pelo município. Os dois pacientes infectados com a nova variante foram contaminados na própria cidade, o que indica transmissão local. Os dois homens, de 27 e de 30 anos, moradores dos bairros de Vila Isabel e de Paquetá, respectivamente, não saíram da cidade. Na quinta-feira, a Secretaria municipal de Saúde identificou, após sequenciamento genético, os dois casos de síndrome gripal por Covid-19 relacionados à mutação. Com esses dois casos, são cinco descobertos no estado. Além do Rio, há registros em Campos, Seropédica e São João de Meriti.







— Sabemos que tem transmissão local. Significa que a variante já está circulando na cidade. Eles estão sendo acompanhados e estão curados. Já ultrapassou o período de transmissão, mas estamos fazendo o contato. Sabemos que eles foram infectados no Rio. Estamos acompanhando 40 pessoas ligadas a esses pacientes — disse Soranz.



A Delta, assim como as três demais variantes de preocupação, ganhou atenção ao conquistar espaço em meio a uma nova e pior onda de Covid-19. Na Índia, isso ocorreu principalmente a partir de fevereiro de 2021, embora a circulação tenha iniciado em outubro de 2020. Em meses, ela tornou-se dominante no cenário local e, posteriormente, em países para os quais migrou, em trajetória que lembra a das variantes Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul) e Gama (Amazonas). As mutações que mais chamam a atenção na Delta ocorrem em pontos específicos da proteína spike — o material que forma a coroa do vírus. Essa proteína é o ponto de ligação entre o coronavírus e a célula humana. Com a variação da nova cepa, o vírus faz essa conexão com maior facilidade. Estudos chegam a apontar que ela seja 60% mais transmissiva.







A Secretaria municipal de Saúde comunicou na quarta-feira que, em conjunto com a Secretaria estadual de Saúde e a Fiocruz, segue fazendo o monitoramento da entrada de diferentes cepas do coronavírus no município. "Independentemente da variante, as medidas preventivas são as mesmas", afirmou a SMS, reforçando a necessidade do uso de máscaras e da higiene das mãos com alcool 70 ou, sempre que possível, água e sabão.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians