PIB encolhe 0,2% nos 3 primeiros meses de Bolsonaro, um desastre econômico

Portal Plantão Brasil
30/5/2019 10:19

PIB encolhe 0,2% nos 3 primeiros meses de Bolsonaro, um desastre econômico

0 0 0 0

1456 visitas - Fonte: Brasil247

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 0,2% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior, impactado pela tragédia em Brumadinho (MG) e por quedas da agropecuária e dos investimentos. Foi o primeiro resultado negativo trimestral desde o quarto trimestre de 2016 (-0,6%). Em relação ao primeiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,5%.







Os dados, divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram a fraqueza da economia nos três primeiros meses de governo do presidente Jair Bolsonaro. No acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2019, houve alta de 0,9%. Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre deste ano totalizou R$ 1,714 trilhão.



Segundo o IBGE, o resultado negativo em relação ao trimestre anterior foi puxado, em grande parte, pelos recuos da indústria (-0,7%) e da agropecuária (-0,5%). Na indústria extrativa, a queda foi de 6,3%, impactada pelas paralisações na atividade de mineração após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho.







Queda da indústria afeta serviços



Além da queda na indústria extrativa, os recuos nas indústrias de transformação (-0,5%) e da construção (-2%) afetaram os serviços, que tiveram variação positiva de 0,2%. Dois grupos de atividades de peso nesse setor ficaram negativos: comércio (-0,1%) e transportes e armazenagem (-0,6%).



"Essas atividades dependem em grande parte da produção industrial e refletem sua performance no trimestre, que foi negativa para todas as categorias econômicas", disse a gerente do IBGE.



Outras atividades de serviços tiveram resultados positivos, como informação e comunicação (0,3%) e atividades financeiras (0,4%).



Agropecuária e investimentos caem



No setor de agropecuária (-0,5%), safras importantes no primeiro trimestre provocaram recuos na estimativa de produção anual, como soja (-4,4%) e arroz (-10,6%), enquanto o milho e a pecuária bovina tiveram resultados positivos.



A formação bruta de capital fixo, uma medida de investimentos, e as exportações tiveram recuos de 1,7% e 1,9%, respectivamente, no trimestre. Por outro lado, foram registrados resultados positivos no consumo das famílias (0,3%), no consumo do governo (0,4%) e nas importações (0,5%).



"O consumo das famílias foi o pilar que sustentou o indicador no período. Poderia estar melhor, mas ainda temos uma taxa de desocupação alta e uma inflação que, mesmo controlada, ainda está num patamar mais alto."

Claudia Dionísio, gerente de Contas Nacionais do IBGE



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians