156 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da França, Emmanuel Macron, está pedindo à União Europeia que ative seu mais potente instrumento de retaliação comercial em resposta às tarifas anunciadas por Donald Trump contra países europeus que se opõem à anexação da Groenlândia. De acordo com o Financial Times, Macron solicitará formalmente o uso do mecanismo anticoerção, criado em 2023 e nunca utilizado, que permite restringir o acesso de empresas estrangeiras ao mercado único europeu. A medida é uma reação direta ao anúncio de Trump de impor uma tarifa de 10% a partir de fevereiro – podendo chegar a 25% em junho – sobre importações de França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.
A escalada, considerada por diplomatas a mais profunda divisão entre aliados da OTAN desde a criação da aliança, levou a uma reunião de emergência de embaixadores da UE. Macron afirmou que estará em contato com seus homólogos europeus para coordenar uma resposta unificada. Em declaração conjunta, os oito países ameaçados afirmaram que as tarifas "minam as relações transatlânticas e arriscam uma perigosa espiral descendente", reafirmando solidariedade à Dinamarca e à Groenlândia. A crise também põe em risco o acordo comercial UE-EUA assinado no ano passado, cuja ratificação pelo Parlamento Europeu pode ser adiada.
Entre as opções de retaliação em análise está a reimposição de tarifas sobre até € 93 bilhões em exportações norte-americanas. O ministro das Finanças alemão, Lars Klingbeil, declarou que "uma linha foi cruzada" e que os países não se deixarão chantagear. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que mantém relações próximas com Trump, disse ter conversado com o presidente americano e classificou o anúncio como "um erro", sugerindo que pode ter havido um "problema de compreensão" sobre a missão militar europeia na Groenlândia, que, segundo os países envolvidos, não representa ameaça a ninguém.
Com informações do Financial Times
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.