369 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, fez uma homenagem direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, realizada neste sábado (17) em Assunção. Em seu discurso de abertura, Peña afirmou que o tratado histórico não teria sido possível sem a liderança do mandatário brasileiro. “Uma pessoa fantástica que não está aqui hoje. Sem ele, esse acordo não seria possível”, declarou Peña sobre Lula, representado no evento pelo chanceler Mauro Vieira.
A declaração do presidente paraguaio reforça o reconhecimento internacional ao papel decisivo de Lula na conclusão das negociações, que se estenderam por 25 anos. O acordo consolida uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, com um mercado de 720 milhões de habitantes e um PIB combinado superior a US$ 22 trilhões. Peña também elogiou a atuação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no processo.
O tratado estabelece a redução progressiva de tarifas, com o Mercosul eliminando impostos sobre 91% dos produtos europeus em até 15 anos, e a União Europeia fazendo o mesmo para 95% das mercadorias do bloco sul-americano em até 12 anos. O acordo garante tarifa zero imediata para setores industriais estratégicos, como máquinas, automóveis, química e aeronaves, além de estabelecer cotas para produtos agrícolas sensíveis, como carne bovina e açúcar. O texto também inclui obrigações ambientais vinculantes, regras para serviços, investimentos e um capítulo específico para apoiar pequenas e médias empresas. A vigência, no entanto, ainda depende da aprovação do Parlamento Europeu e da ratificação pelos congressos nacionais de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.