Pesquisa Ibope mostra quem lidera em cada uma das 26 capitais do país

Portal Plantão Brasil
5/11/2020 12:53

Pesquisa Ibope mostra quem lidera em cada uma das 26 capitais do país

0 0 0 0

2038 visitas - Fonte: O Globo

A dez dias da eleição, os dados divulgados pela segunda rodada de pesquisa do Ibope para a prefeitura das 26 capitais do país indicam poucas mudanças do cenário registrado na primeira ronda de levantamentos. Em 20 cidades, não houve alterações na liderança, considerando a margem de erro. Em outras três, a briga ficou mais apertada, com mais postulantes empatados na busca da primeira vaga no segundo turno. Já em três cidades, a disputa ficou mais folgada.







Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) e Vitória (ES) caminham para uma última semana de campanha intensa e disputada. Na capital do Ceará, a ascensão de 13 pontos de José Sarto (PDT), apoiado pelo clã Gomes na cidade, embolou a disputa já acirrada entre Luizianne Lins (PT) e Capitão Wagner (PROS). Os três estão empatados tecnicamente na liderança.



Em Rio Branco, a subida de cinco pontos percentuais de Tião Bocalam (PP), ex-prefeito de Acrelândia, no interior do Acre, embolou a disputa entre o professor Minouru Kinpara (PSDB) e a atual prefeita Socorro Neri (PSB). Os três estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro com 21%, 23% e 28%, respectivamente.







Em Manaus, os ex-governadores Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) estão empatados tecnicamente na margem de erro na disputa pela prefeitura, com 24% e 16% respectivamente. Em Vitória, o crescimento de Delegado Pazollini (Republicanos) embolou a disputa da liderança entre o petista e ex-prefeito João Coser (PT) e o deputado estadual Gandini (Cidadania).







Atuais prefeitos lideram



Já as disputas em Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) e Macapá (AP) estão mais folgadas. Nesta última, a influência de Davi Alcolumbre na campanha do irmão Josiel (DEM) fez com que o nome dele saltasse de 16% para 31% entre as duas pesquisas, agora empatado tecnicamente com o ex-senador João Capiberibe, conhecido como Capi (PSB), Patrícia Ferraz (Podemos) e Dr. Furlan (Cidadania).



O mote da eleição segue sendo a continuidade. Das 13 cidades onde os atuais prefeitos tentam um novo mandato, em 11 são eles que lideram no ranking de intenção de voto. Mas a situação entre os dois que não ocupam o topo da corrida é distinta.



Enquanto o prefeito Nelson Marchezan (PSDB), em Porto Alegre, conseguiu saltar cinco pontos percentuais (de 9% para 14%) entre as duas pesquisas em Porto Alegre, Marcelo Crivella (Republicano) oscilou dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, com 14%. Ambos buscam uma vaga no segundo turno.







A ausência de debates na televisão na maioria das cidades e o tempo de campanha mais curto jogam a favor dos candidatos à reeleição. Sem espaços para que os novos possam desconstruir os adversários da situação e construir uma oposição, fazer-se conhecido fica cada vez mais restrito aos neófitos.







Em São Paulo, chama a atenção o declínio de Celso Russomanno (Republicanos). Foi o único a variar negativamente acima da margem de erro. Entre as duas pesquisas do Ibope, o apresentador de TV perdeu cinco pontos percentuais, acima do limite da margem de três pontos - de 25% para 20%. A despeito do viés de baixa, ele segue empatado tecnicamente com Bruno Covas (PSDB) na liderança.







Prefeitos no 1º turno



De acordo com o Ibope, se a eleição terminasse no momento em que foi registrada a pesquisa em cada cidade, três prefeitos estariam eleitos.



Em Belo Horizonte (MG), o prefeito Alexandre Kail (PSD) hoje tem 63% das intenções de voto. Em Salvador (BA), o vice prefeito Bruno Reis (DEM), nome apoiado pelo atual prefeito e correligionário ACM Neto, figura com 61%. O cenário é similar ao registrado em Florianópolis, onde o atual prefeito Gean Loureiro tem 58% das intenções.



Outros quatro podem decidir a corrida ainda no próximo dia 15. Marquinhos Trad (PSD) figura com 46% dos votos em Campo Grande (MS), assim como o atual prefeito Rafael Greca (DEM), em Curitiba (PR). Os também candidatos à reeleição Alvaro Dias (PSDB), em Natal (RN), e Eduardo Braide (Podemos), em São Luis (MA), figuram com 43% e 44%, respectivamente.







Em suma, os candidatos à reeleição conjugam uma boa aprovação da gestão entre ótimo/bom e estão na cabeça do eleitor, uma vez que pontuam bem na pergunta espontânea, aquela em que o eleitor cita o candidato, sem ser apresentado aos nomes da disputa pelo entrevistador.



Nesta quinta-feira serão divulgadas novas pesquisas do Datafolha sobre a disputa no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. A próxima rodada de pesquisas do Ibope acontece na próxima segunda-feira, dia 9, para Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians