1114 visitas - Fonte: Congresso em Foco
Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que ganhou do governador de São Paulo, João Doria, com a suspensão feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos estudos clínicos da vacina CoronaVac, imunizante contra a covid-19 desenvolvido e testado pelo Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac na n(09), congressistas reagiram à politização do feita pelo presidente.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a bancada do Psol na Câmara dos Deputados protocolaram pedidos diferentes convocando a presença do presidente da Anvisa, Ântonio Barra Torres no Congresso. O senador também convidou o presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas. De acordo com ele, o convite é feito para que os representantes prestem "esclarecimentos sobre o andamento dos estudos clínicos das vacinas que deverão ser produzidas no país para imunizar a população contra a covid-19".
Para a bancada do Psol a decisão da Anvisa de interromper os estudos foi política. “Por conta de declaração de Jair Bolsonaro, dizendo-se "vencedor" por conta da suspensão, a Anvisa embasa sua decisão numa questão política e não técnica. [...] Exigimos explicações da Agência a acerca dessa decisão e, por isso, queremos convocar o presidente do órgão à Câmara”, comunicou a líder da bancada Sâmia Bomfim (Psol/SP).
O líder da minoria na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), também informou que vai pedir a presença do presidente da Agência e do ministro da Saúde na Câmara.
?? Diante das controversas informações sobre a vacina envolvendo a Anvisa, pediremos a convocação do presidente da agência e do ministro da Saúde para que expliquem, na Câmara, essa gravíssima situação. Essa disputa política de Bolsonaro é uma sentença de morte para brasileiros!
— Alessandro Molon ???? (@alessandromolon) November 10, 2020
IRRESPONSÁVEL!
— Joice prefeita 17 (@joicehasselmann) November 10, 2020
Sr. Antonio Barra Torres, protocolei pedido de esclarecimentos na Câmara Federal. Sua submissão lhe custará caro!
Sua responsabilidade é c/ a saúde dos brasileiros. Não aceitaremos marionete do @jairbolsonaro dando desculpas esfarrapadas!https://t.co/RPISdzvl8y
O presidente continua a campanha insana de negar qualquer avanço humanitário. Agora, comemora de maneira absurda um eventual fracasso na evolução de uma vacina para combater o coronavírus. E, sem qualquer pudor, revela a motivação política. É o exterminador do futuro.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) November 10, 2020
O mundo todo na expectativa por uma vacina. O Brasil em luto pelos + de 163 mil mortos pela Covid-19 e o pres. Bolsonaro vem a público comemorar a suspensão feita pela Anvisa da fase 3 da Coronavac. Causa indignação a disputa política qdo a prioridade é salvar vidas. Q absurdo!
— Eliziane Gama (@elizianegama) November 10, 2020
O presidente comemora sua “vitória”, após a Anvisa suspender os testes da vacina Coronavac. Isso na data de lançamento das primeiras 120 mil doses. Um estadista lamentaria esse fato! Essa "vitória" é uma derrota para a saúde pública. https://t.co/bBnM7p4bu5
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 10, 2020
URGENTE
— Alexandre Padilha (@padilhando) November 10, 2020
Bolsonaro faz chacota sobre vacina e sapateia em cima da morte de um voluntário. Protocolei agora, no Congresso Nacional, convocação do Ministro da Saúde e da Anvisa para dar explicações sobre o que está acontecendo pic.twitter.com/hU6hmBTs1N
Já politizaram uma doença, uma vacina e agora querem politizar o suicídio.
— Paula Belmonte (@paulambelmonte) November 10, 2020
No Brasil, a taxa de suicídio em jovens entre 15 a 24 anos aumentou 20 vezes de 1980 para 2000.
Por que não trabalhar para evitar mais suicídios ao invés de querer lucrar politicamente com isso?
Ao dizer que "ganhou" com suspensão da pesquisa da vacina Coronavac, Bolsonaro não politizou o tema, ele o eleitoralizou. E isso é estúpido e criminoso.
— Bohn Gass (@BohnGass) November 10, 2020
Não é mais possível esconder: Bolsonaro comemorou o SUÍCIDIO de um brasileiro, culminando com a suspensão, pela Anvisa, da vacina Coronavac, tudo que o presidente mais desejava. Insisto na gravidade da situação. O presidente coloca as disputas políticas acima da vida das pessoas. pic.twitter.com/57LOSSW9ge
— Perpétua Almeida (@perpetua_acre) November 10, 2020