2847 visitas - Fonte: UOL
Uma representação do PL ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que reproduz reclamação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), está tramitando em tempo recorde. O documento, que se baseia na acusação de quebra de decoro feita por Lira contra Glauber para pedir a cassação do deputado do PSOL, foi apresentado em plenário em 1º de junho e no mesmo dia aprovado pela Mesa Diretora e encaminhado para o Conselho de Ética.
A rapidez é incomum. Algumas representações ao conselho chegam a levar anos para passar pelas mesmas fases. Foi o caso do trâmite da acusação de corrupção contra o deputado Wilson Santiago (Republicanos-SP), que começou em 2020 e só entrou na pauta este ano.
O atrito começou com a discussão entre Lira e Glauber ocorrida há duas semanas. Diante da proposta do presidente da Câmara feita em plenário de tirar o controle acionário do governo da Petrobras, Glauber perguntou se ele não tinha vergonha. Lira fechou o microfone do psolista e avisou que ia levá-lo ao Conselho de Ética para pedir sua cassação.
Paralelamente, o PSOL também fez representação ao Conselho de Ética denunciando a ameaça feita por Lira de retirar Glauber à força do plenário. O documento, que pede a perda de mandato do deputado alagoano por abuso de poder, foi encaminhado pelo partido no dia 3 de junho, mas nem começou a tramitar.
"Evidentemente, o senhor Arthur Lira está utilizando do seu aparato para sufocar a representação contra ele e para acelerar a representação contra mim", diz Glauber Braga. "Assim consegue que no Conselho de Ética eles pautem rapidamente o processo de cassação contra mim e no que diz respeito ao processo do PSOL contra ele, nem no sistema da Câmara entrou até esse momento. Mais uma vez ele está abusando do poder de presidente da Câmara".
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.