529 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em um episódio que demonstra a polarização e a tensão nas relações internacionais, os jornalistas Guga Chacra, da GloboNews, e Caio Blinder, da TV Cultura, entraram em um acalorado debate no X, antigo Twitter. O motivo? A decisão dos Estados Unidos de vetar a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que buscava um cessar-fogo de Israel e a criação de um corredor humanitário para a evacuação de palestinos em Gaza.
Durante a conferência da ONU em Israel, Joe Biden, presidente dos EUA, após o veto, fez declarações que remetem aos erros cometidos pelos EUA após os ataques de 11 de setembro. Blinder, em sua análise, elogiou Biden, afirmando que ele foi "firme" e responsabilizou o Hamas pelo fracasso da Palestina. Chacra, por sua vez, questionou Blinder sobre a postura de Biden, especialmente considerando que a resolução teve 12 votos favoráveis.
A resposta de Blinder foi baseada no argumento da embaixadora Linda Thomas-Greenfield, que disse que a resolução não mencionava o "direito de autodefesa de Israel". Chacra, em sua réplica, questionou a justificativa de Biden e insinuou que essa decisão seria um legado tanto para o presidente americano quanto para Blinder.
Veja a publicação:
Porque não menciona o direito de autodefesa a um país soberano atacado por um movimento terrorista https://t.co/M5xZrwOxSu
— Caio Blinder (@caioblinder) October 18, 2023