1261 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em uma decisão muito previsível, apesar de surpreendente para muitos, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) emitiu, nesta quarta-feira (18), uma licença que autoriza, por um período de seis meses, transações relacionadas ao setor de petróleo e gás na Venezuela. A renovação desta licença dependerá do cumprimento, por parte da Venezuela, de seus compromissos com a agenda eleitoral e outros aspectos, incluindo questões relacionadas a indivíduos "injustamente detidos".
Além disso, Washington também autorizou transações com a empresa estatal de mineração de ouro venezuelana, Minerven, e suspendeu a proibição de negociação secundária de determinados títulos soberanos venezuelanos, dívidas e ações da Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA).
Desde março de 2015, a Venezuela enfrentou mais de 900 medidas coercitivas unilaterais, incluindo sanções diretas à PDVSA. Essas medidas afetaram significativamente a capacidade do país de realizar transações financeiras, adquirir peças de reposição e contratar serviços de manutenção.
Recentemente, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e membros da oposição assinaram acordos parciais relacionados a direitos políticos, garantias eleitorais e proteção dos interesses nacionais. Ambas as partes concordaram em promover o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como o órgão regulador dos processos eleitorais no país.
A especialista em assuntos internacionais, Carolina Escarrá, em conversa com a Sputnik, observou que a flexibilização das medidas pelos EUA foi influenciada pela atual crise energética global e pela necessidade de reduzir a influência de Rússia e China na América Latina.
Por fim, é importante notar que a licença não autoriza novos investimentos no setor de petróleo ou gás na Venezuela por entidades russas ou controladas por pessoas localizadas na Rússia.
*Com informações da Sputnik News
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.