1340 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório nesta quinta-feira (19) que analisa o combate à corrupção no Brasil. O documento internacionalmente reconhece a atuação tendenciosa do ex-juiz Sérgio Moro e da Operação Lava Jato, acusando-os de "preconceito político" contra a esquerda, o PT e o presidente Lula.
O relatório é fruto de um pacto anticorrupção estabelecido entre a OCDE e o Brasil em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesta edição, a análise se concentra nas ações da Lava Jato, da Procuradoria-Geral da República, do Supremo Tribunal Federal e em possíveis interferências do Poder Executivo nesses órgãos.
A OCDE, composta por 38 países, focou em situações no Brasil que poderiam impactar investigações de crimes internacionais. A Lava Jato chamou a atenção, especialmente uma investigação sobre o manejo de recursos da Petrobrás nos EUA, provenientes de sanções.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já havia anunciado uma investigação sobre acusações contra Dallagnol. Segundo vazamentos do Telegram, Dallagnol teria negociado multas à Petrobras com autoridades dos EUA, sem o conhecimento do Estado brasileiro.
O relatório da OCDE também menciona uma "possível politização" da Procuradoria-Geral da República nos últimos anos. Além disso, destaca o caso do blogueiro Allan dos Santos, que fugiu para os EUA e, segundo a OCDE, teria recebido proteção do governo Bolsonaro para evitar sua extradição, interferindo no Poder Judiciário.
*Com informações da “Revista Fórum”.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.