784 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em uma ação conjunta e rara na diplomacia internacional, mais de 50 países solicitaram uma reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU.
O objetivo é buscar apoio político para proteger o povo palestino dos ataques de Israel a Gaza. A mobilização ocorreu após os Estados Unidos vetarem uma proposta do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, que pedia uma "pausa humanitária" nos conflitos entre Israel e o grupo palestino Hamas.
O veto dos EUA foi justificado pela Casa Branca, que alegou a necessidade de reconhecer o direito de autodefesa de Israel, um aspecto que não foi abordado na proposta brasileira de caráter humanitário.
A reação internacional ao veto foi imediata. Países como Argélia, Indonésia, Arábia Saudita, Marrocos, Turquia, Moçambique, Nigéria, Camarões e Paquistão manifestaram apoio à iniciativa de levar a questão à Assembleia Geral.
Na Assembleia, uma resolução precisa apenas da maioria dos 192 votos para ser aprovada, diferentemente do Conselho de Segurança, onde é necessário o consentimento de todos os cinco membros permanentes.
A situação atual remete à estratégia anteriormente utilizada pelos EUA contra a Rússia, quando a Assembleia Geral foi acionada para condenar ações russas na Ucrânia.
*Com informações do Brasil247*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.