2013 visitas - Fonte: Plantão Brasil
No Dia Internacional da Mulher, celebramos o legado e a luta de mulheres extraordinárias que, com suas ideias e atitudes, desafiaram e transformaram o cenário de opressão em que estavam inseridas. Desde a primeira mulher a publicar textos na imprensa brasileira, Nísia Floresta, até Joenia Wapichana, a primeira indígena eleita para a Câmara dos Deputados, cada uma dessas mulheres contribuiu significativamente para o avanço dos direitos femininos e da igualdade social no Brasil.

Nísia Floresta, pioneira na luta pelos direitos das mulheres, dos indígenas e dos negros escravizados, utilizou sua voz para questionar as injustiças de seu tempo. Bertha Lutz, inspirada pelo movimento sufragista francês, liderou a campanha pelo direito ao voto das mulheres brasileiras, resultando na conquista desse direito em 1932 e contribuindo para a elaboração da Constituição de 1934 com pautas femininas.
Mietta Santiago, utilizando uma interpretação astuta da Constituição, desafiou a proibição do voto feminino e se tornou a primeira mulher a votar no Brasil, abrindo caminho para outras mulheres na política. Carlota Pereira de Queirós, médica e educadora, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita deputada federal, dedicando-se à saúde e educação.
Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu, destacou-se como militante comunista e feminista, enfrentando prisões e torturas por suas convicções. Laudelina de Campos Melo, desde jovem, lutou pelos direitos das empregadas domésticas, fundando o primeiro sindicato da categoria no Brasil.
Essas mulheres, junto a tantas outras, pavimentaram o caminho para a igualdade de gênero e direitos sociais no Brasil, inspirando novas gerações a continuar a luta por um futuro mais justo e equitativo.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.