720 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado estadual Rodrigo Amorim foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por violência política de gênero contra a vereadora trans Benny Briolly. A decisão, que culminou em uma condenação de Amorim a prestar serviços comunitários e pagar uma multa significativa, é um marco histórico, sendo a primeira condenação desse tipo na Justiça Eleitoral do Brasil.
Durante um discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em maio de 2022, Amorim dirigiu a Briolly palavras depreciativas, incluindo descrições como “boizebu” e “aberração da natureza”. Essas afirmações foram consideradas pelo tribunal não apenas ofensivas, mas como um ataque direto à dignidade de Briolly, configurando violência política de gênero.
A ação, movida pelo Ministério Público e pela própria vereadora, destacou o impacto pernicioso da desinformação e do preconceito no ambiente político, onde tais ataques visam diminuir a presença e a influência de representantes de grupos marginalizados. O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, reforçou a gravidade das ações de Amorim, que ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, entrando no território do abuso e da ilegalidade.
Este julgamento é um passo significativo na luta contra a violência política, especialmente a que se dirige contra indivíduos LGBTQIA+, e reafirma o compromisso do judiciário em proteger os direitos e a dignidade de políticos de minorias, garantindo que o espaço político seja seguro e respeitoso para todos os indivíduos, independentemente de gênero ou identidade sexual.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.