470 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, realizou uma reunião nesta quarta-feira (15) com deputados bolsonaristas para discutir a investigação aberta a pedido do governo Lula sobre a disseminação de fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. Participaram da reunião Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Caroline De Toni (PL-SC) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).
Eduardo Bolsonaro expressou preocupação com a investigação solicitada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, contra deputados federais por notícias falsas, incluindo ele próprio. "Nunca no governo Bolsonaro um parlamentar foi investigado a pedido de um ministro ou do presidente. Isso não é bom para a relação democrática entre governo e Congresso", escreveu Eduardo no X, antigo Twitter.
Embora os bolsonaristas tenham solicitado a convocação de Lewandowski para uma sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), se contentaram com a reunião na sede do Ministério da Justiça. A CCJ, por outro lado, aprovou um convite para que Paulo Pimenta explique o ofício da Secom.
Eduardo saiu da reunião convencido de que o pedido de investigação partiu de Pimenta e não de Lewandowski. "A reunião foi boa para distensionar. Discordo da política de segurança pública do MJ, mas ficou claro que as ações do ministro Lewandowski são distintas das de Paulo Pimenta", afirmou.
No centro da investigação está uma postagem de Eduardo criticando a ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul durante as enchentes. A Secom argumenta que essas narrativas prejudicam a credibilidade das instituições e podem minar a confiança da população. Lewandowski explicou a Eduardo que a Polícia Federal atua de forma autônoma e que encaminhou o pedido de Pimenta à PF para evitar prevaricação.
Durante a reunião, os bolsonaristas também reclamaram da política de restrição ao acesso de armas implementada durante a gestão anterior, de Flávio Dino. Lewandowski planeja propor alterações na legislação de armas para manter os clubes de tiro funcionando e reduzir a circulação de armamento nas ruas, buscando melhorar a relação entre o governo e o Congresso Nacional.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.