Lula critica burocracia e pede união para reconstrução do RS após enchentes

Portal Plantão Brasil
16/5/2024 12:41

Lula critica burocracia e pede união para reconstrução do RS após enchentes

0 0 0 0

235 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em sua terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes que devastaram o estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de agilidade dos governos para responder à população. Durante uma solenidade em São Leopoldo do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, Lula anunciou novas medidas de socorro, incluindo um benefício de R$ 5,1 mil para as famílias afetadas e um programa de reconstrução de moradias populares.

"Faço um apelo aos prefeitos: pelo amor de Deus, a agilidade de vocês em apresentar propostas e projetos é crucial. Precisamos mostrar se a Caixa Econômica está morosa ou não, se há burocracia ou não", afirmou Lula. Ele enfatizou que a burocracia deve ser desmontada para acelerar o apoio às vítimas, lembrando que, desde as enchentes no Vale do Taquari no ano passado, a reconstrução das casas ainda não havia começado.

A tragédia climática no estado já resultou na morte de 149 pessoas e deixou mais de 800 mil desabrigadas desde o dia 29 de abril. Lula alertou que uma resposta lenta do poder público pode levar à perda de credibilidade das instituições e à desestabilização política. "Se as coisas não funcionarem, as pessoas perdem a confiança nas instituições, na democracia, nos governantes, e isso pode levar à anarquia", reforçou.

Durante a visita, o presidente também visitou um abrigo em São Leopoldo e conversou com famílias desabrigadas. A viagem contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que elogiou a união entre os governos estadual e federal.

"É importante ressaltar a presença do presidente da República e do governador do estado. Isso representa uma elevação de patamar civilizatório, sem politização de uma crise humanitária", afirmou Barroso. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que acompanharam Lula em visitas anteriores, ficaram em Brasília para votações no Legislativo.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou a necessidade de união para superar o momento de crise. "Não haverá diferenças políticas ou ideológicas para atender as pessoas que mais precisam. Estamos aqui para mostrar solidariedade e apoio", declarou Leite, destacando que todos os governadores enviaram equipamentos e equipes de resgate, o que ajudou a salvar milhares de vidas.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians