1025 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso no BRICS Business Forum, no Rio de Janeiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que o bloco é a "principal força econômica do mundo". Titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin ressaltou o crescimento do BRICS acima da média global e citou cooperações estratégicas em transição energética, saúde e economia verde. "Desenvolvimento é o novo nome da paz", afirmou, destacando indicadores sociais brasileiros como a expectativa de vida de 76,7 anos ao nascer.
O BRICS, agora integrado por 11 países (África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã, Índia e Rússia), possui ainda nove nações parceiras. Após a entrada de seis novos membros, consolidou-se como pilar geoeconômico: responde por 39% do PIB mundial, 24% do comércio global e reúne 48,5% da população do planeta. Sua relevância energética é marcante, com 72% das reservas de terras raras, 43,6% da produção de petróleo e 78,2% do carvão mineral.
Para o Brasil, a parceria gerou US$ 210 bilhões em intercâmbio comercial em 2024, equivalente a 35% do total. Alckmin destacou o crescimento industrial brasileiro (9,3% ante 2% mundial) e a alta de 14,1% nas vendas de veículos. O governo implementa um portal para reduzir o custo-Brasil no comércio exterior, reforçando a integração com o bloco que, segundo dados da Agência Internacional de Energia e FMI, se tornou "ator incontornável do século XXI".
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.