1496 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso neste domingo (6) durante a sessão "Paz e Segurança, Reforma da Governança Global" da Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o bloco tem condições de liderar a transformação do sistema internacional. Segundo ele, a governança global atual não reflete as realidades do século XXI, e o BRICS – com sua diversidade e representatividade – pode ser a base para corrigir essa defasagem.
Lula criticou duramente a estrutura das Nações Unidas, destacando que o Conselho de Segurança sofre de "perda de credibilidade e paralisia", e propôs sua reforma urgente para incluir mais países da América Latina, África e Ásia.
O presidente brasileiro afirmou que o grupo tem força para atuar como mediador de conflitos globais, mas denunciou a lógica bélica das grandes potências: "É mais fácil investir na guerra do que na paz". Ele contrastou os altos gastos militares mundiais com o baixo investimento em políticas de desenvolvimento, alertando ainda que o risco de catástrofe nuclear voltou a ser uma ameaça real.
Lula também condenou o uso político de instituições como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmando que a comunidade internacional enfrenta uma "crise de confiança" que só será superada com profunda reformulação das estruturas de governança global.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.