3066 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Apesar de tentar se vender como “moderado”, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dado cada vez mais sinais de que segue à risca a cartilha do bolsonarismo mais radical. Nesta segunda-feira (7), ele demonstrou mais uma vez sua fidelidade cega ao ex-presidente golpista Jair Bolsonaro ao defender publicamente uma anistia para o seu antigo chefe.
A postura submissa de Tarcísio veio logo após uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que usou suas redes para afirmar que Bolsonaro seria vítima de uma “caça às bruxas”. Em vez de defender a soberania das instituições brasileiras, Tarcísio repostou e reforçou o discurso da extrema-direita internacional, dizendo: “Com a palavra, presidente Donald Trump. Jair Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente.”
Com essa declaração, Tarcísio não só despreza os trabalhos sérios da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal, como também adota o discurso negacionista que tenta reescrever a história recente do Brasil, ignorando a tentativa de golpe protagonizada por Bolsonaro após perder democraticamente as eleições em 2022.
A fala também confirma que o governador paulista está disposto a se tornar o candidato da extrema-direita nas eleições de 2026, mas para isso, sabe que precisa do aval de Bolsonaro. E esse aval exige uma lealdade absoluta, incluindo a defesa pública de uma anistia que livraria o ex-presidente das consequências por seus crimes contra a democracia.
A ideia de que Tarcísio representa uma “ala moderada” do bolsonarismo é desmentida a cada manifestação pública do governador. Sua trajetória mostra que ele atua como uma continuação fiel do bolsonarismo, apenas com uma aparência mais polida para agradar setores do empresariado e da grande mídia.
Com essa aliança explícita com Trump e com a defesa da impunidade para Bolsonaro, Tarcísio escancara de vez de que lado está: ao lado daqueles que desprezam as instituições democráticas e querem manter a extrema-direita no poder a qualquer custo.
Com a palavra, presidente @realDonaldTrump . @jairbolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente! pic.twitter.com/XSFz0nO1LI
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 7, 2025