335 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma operação de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), em Brasília. A ação é parte de uma investigação sigilosa conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que apura o envolvimento do parlamentar em um esquema criminoso de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados a municípios do Ceará por meio de emendas parlamentares.
Além do gabinete, endereços ligados ao deputado no Distrito Federal e no Ceará também foram alvos da operação, que cumpre 15 mandados expedidos pelo ministro Gilmar Mendes. Os agentes da PF atuam em Brasília e nas cidades cearenses de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio. A investigação aponta que o dinheiro público desviado teria sido utilizado para financiar campanhas eleitorais no estado durante as eleições municipais do ano passado.
O esquema envolvia o direcionamento de verbas públicas a prefeituras aliadas, que, por sua vez, simulavam processos de licitação para garantir contratos a empresas de fachada ligadas ao grupo criminoso. A Polícia Federal também investiga o uso dessas empresas para influenciar diretamente os processos licitatórios, em troca de pagamentos ilícitos. Os crimes apurados incluem organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e compra de votos.
O STF autorizou, ainda, a quebra do sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de mais de R$ 54 milhões em contas bancárias de investigados, com o objetivo de interromper movimentações financeiras irregulares e garantir recursos para uma eventual reparação ao erário. A Controladoria-Geral da União (CGU) deu apoio técnico à operação.
Em nota, o deputado Júnior Mano negou envolvimento com os crimes investigados e afirmou não participar de licitações ou da execução de despesas públicas. Disse confiar nas instituições e aguardar o esclarecimento dos fatos. A liderança do PSB na Câmara também se manifestou, afirmando esperar que a apuração seja célere e que o devido processo legal seja respeitado.
O caso levanta mais uma vez o alerta sobre o uso indevido das emendas parlamentares, frequentemente transformadas em moeda política ou instrumento de corrupção, especialmente por setores aliados ao bolsonarismo e à velha política fisiológica. A população exige transparência e responsabilização.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.