420 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Brasil com tarifas comerciais, numa clara tentativa de pressionar o governo Lula e retomar a velha prática imperialista de chantagem econômica. Nesta quarta-feira (9), Trump disse que anunciará novas taxas contra produtos brasileiros “ainda hoje ou até amanhã”, num evento realizado com líderes africanos na Casa Branca.
O ultradireitista norte-americano criticou o Brasil, afirmando que o país “não tem sido bom” com os EUA. A nova leva de tarifas previstas por Trump pode variar entre 25% e 40% e deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. Trata-se de uma ofensiva protecionista que ignora as regras do comércio internacional e tenta impor, pela força, os interesses da potência decadente.
Além do Brasil, outros sete países também foram notificados nesta nova fase da cruzada tarifária de Trump: Argélia, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka. Segundo a Casa Branca, novas cartas com ameaças comerciais devem ser enviadas nos próximos dias, elevando o tom da disputa global.
A escalada ocorre num momento de tensão diplomática entre os dois países. A Embaixada dos EUA no Brasil emitiu uma nota vergonhosa apoiando Jair Bolsonaro, condenado por ataques à democracia, e atacando o Judiciário brasileiro. O Itamaraty respondeu à altura e convocou o representante norte-americano para prestar esclarecimentos.
Trump cita o Brasil e diz que anunciará tarifas para produtos brasileiros nas próximas horas.
— Metrópoles (@Metropoles) July 9, 2025
“O Brasil não tem sido bom para nós, não é nada bom”, afirmou o presidente dos EUA nesta quarta-feira (9/7).
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/tdOLUkKqUN