3786 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros provocou reações até mesmo entre setores conservadores. Na Jovem Pan, o ex-candidato à Presidência Luiz Felipe d’Avila, do partido Novo, classificou a medida como política, mal planejada e prejudicial à própria economia dos Estados Unidos.
D’Avila alertou que a indústria americana do suco de laranja, altamente dependente da produção brasileira, pode entrar em colapso. Segundo ele, a Flórida não tem capacidade de produção suficiente, e sem a laranja do Brasil, fábricas devem fechar e mais de 60 mil empregos podem desaparecer. “É um impacto tremendo”, afirmou.
A crítica se estendeu ao caráter populista da decisão. D’Avila condenou a generalização da tarifa, que atinge todos os setores indiscriminadamente. Afirmou que a medida não tem base técnica e agrava a situação do próprio povo americano, citando inclusive o impacto sobre o agronegócio dos EUA.
O ex-presidenciável citou também o economista Larry Summers, ex-secretário do Tesouro americano, que calculou que as tarifas de Trump representam um custo de até 300 mil dólares por família de quatro pessoas. “Tarifa é imposto. É o maior aumento de carga tributária nos EUA desde a década de 30”, destacou.
Até na Jovem Pan bateu o desespero com o Trump! pic.twitter.com/8rIfix6MgX
— Andrade (@AndradeRNegro2) July 10, 2025