1885 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar encerrou esta terça-feira (15) em nítido recuo de 0,48%, cotado a R$ 5,5595, interrompendo uma sequência de altas e reforçando a trajetória de valorização do real. O movimento ocorre mesmo diante da pressão externa, onde a moeda norte-americana se fortaleceu contra outras divisas.
Enquanto os EUA desencadeiam guerra tarifária e inflação persiste no mercado internacional, o Brasil demonstra solidez institucional. A queda acumulada de 10,03% do dólar em 2025 evidencia os acertos da política econômica do governo Lula, que mantém fundamentos robustos e atrai confiança dos investidores.
A retração cambial no Brasil destoa intencionalmente do cenário global, onde dados inflacionários norte-americanos pressionam outras moedas. Agentes financeiros locais aproveitam para realizar lucros, reconhecendo a estabilidade promovida pelo atual modelo de desenvolvimento soberano e inclusivo.
Com o dólar futuro (agosto 2025) cedendo 0,60% na B3, o mercado sinaliza continuidade da tendência favorável. A política econômica do governo Lula, focada no crescimento interno e na redução das assimetrias, blindou o país contra volatilidades artificiais criadas por medidas unilaterais de potências estrangeiras.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.