2094 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em meio às ameaças de tarifas dos EUA, o assessor especial de Lula para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, defendeu a participação do Brasil no BRICS e classificou como "sem precedentes" a interferência do presidente americano Donald Trump nos assuntos internos brasileiros. Em entrevista ao Financial Times, Amorim afirmou que Trump estaria agindo politicamente em favor de Jair Bolsonaro, seu aliado no Brasil.
Amorim destacou que o BRICS não tem caráter ideológico e negou que o bloco busque favorecer exclusivamente a China, principal parceiro comercial do Brasil. O diplomata também cobrou da União Europeia a rápida ratificação do acordo com o Mercosul, que traria benefícios econômicos e geopolíticos.
As declarações ocorrem após Trump ameaçar impor tarifas de até 100% aos países do BRICS caso tentem criar uma moeda alternativa ao dólar. O bloco, que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros, tem buscado ampliar sua influência no cenário global.
"Países não têm amigos, apenas interesses", lembrou Amorim, reforçando a posição soberana do Brasil diante das pressões externas. O governo Lula mantém a estratégia de diversificar parcerias e fortalecer alianças com nações do Sul Global.
Com informações do Financial Times
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.