2971 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente colombiano, Gustavo Petro, determinou à Marinha que intercepte qualquer embarque de carvão com destino a Israel, reforçando a proibição total de exportações do mineral em repúdio à ofensiva militar israelense em Gaza.
Em maio, a Colômbia rompeu relações diplomáticas com Israel, acusando o governo de Benjamin Netanyahu de cometer genocídio contra os palestinos. Em agosto de 2024, decretou o bloqueio comercial, mas denúncias de vazamentos levaram Petro a endurecer a fiscalização.
"Se não nos escutam, então este governo é mentiroso", afirmou o presidente, acusando empresas e funcionários públicos de burlar a ordem sob pressão do lobby empresarial.
Petro ordenou que a Marinha colombiana atue para impedir novos carregamentos, após descobrir que navios continuavam a zarpar com carvão para Israel. O governo também convocou sindicatos e a ministra do Trabalho para debater o impacto da medida.
A postura firme de Petro diverge de outros governos latino-americanos, que mantêm relações comerciais com Israel. A Colômbia é um dos maiores exportadores de carvão do mundo, e o bloqueio afeta diretamente a economia israelense.
Com informações da PressTV
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.