910 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Brasil encerrou 2025 com a inflação oficial entre as mais baixas das últimas décadas, registrando o quinto menor índice dos últimos 31 anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 4,26% no ano, o resultado mais contido desde 2018, quando o índice havia sido de 3,75%, ficando 0,57 ponto percentual abaixo da inflação de 2024 e abaixo do teto da meta de 4,5%. O presidente Lula comemorou o dado nas redes sociais, destacando que os "pessimistas estavam errados" e que o resultado confirma uma política econômica séria que prioriza o crescimento, a distribuição de renda e o bem-estar do povo brasileiro.
O grupo Alimentação e bebidas teve papel central na desaceleração inflacionária, com sua alta anual caindo de 7,69% em 2024 para 2,95% em 2025, impulsionado por seis meses consecutivos de queda nos preços dos alimentos consumidos em casa entre junho e novembro. Em contrapartida, a energia elétrica residencial foi o subitem de maior impacto individual, com alta de 12,31%, seguida por aumentos significativos em cursos regulares, planos de saúde, aluguel residencial e lanches, demonstrando onde a pressão de custos ainda se concentra na economia.
O resultado de 2025 consolida um período de notável estabilidade inflacionária pós-plano Real e reforça a eficácia da estratégia econômica do governo Lula, que mesmo sob críticas do mercado financeiro – que previa um fechamento acima de 5% –, conseguiu controlar os preços, especialmente dos itens básicos da cesta popular, enquanto promovia a recuperação da renda do trabalho e a redução histórica da desigualdade. Os dados do IBGE confirmam que o Brasil caminha para ter, ao final do mandato, a menor inflação acumulada em quatro anos da história, um feito econômico com impacto direto na vida das famílias mais pobres.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.