Senadores pretendem ignorar indicação de André Mendonça para o STF até 2022, contando com a derrota de Bolsonaro nas eleições

Portal Plantão Brasil
29/6/2021 09:47

Senadores pretendem ignorar indicação de André Mendonça para o STF até 2022, contando com a derrota de Bolsonaro nas eleições

0 0 0 0

1788 visitas - Fonte: Folha de São Paulo

Senadores de oposição e até mesmo alinhados com o governo de Jair Bolsonaro discutem a possibilidade de ignorar a indicação do presidente para substituir Marco Aurélio Mello no STF (Supremo Tribunal Federal), simplesmente deixando de votá-la. O magistrado se aposenta em julho.







Caso o nome não se encaixe no perfil desejado pelos parlamentares —como ocorre com o advogado-geral da União, André Mendonça, tido até agora como favorito no entorno de Bolsonaro—, a ideia é simplesmente "sentar em cima" da escolha, sob o argumento de que o Senado tem outras prioridades para debater.



Com isso, os senadores evitam votar contra o indicado e se indispor com parte do universo religioso, a quem Bolsonaro pretende atender escolhendo um nome "terrivelmente evangélico", como Mendonça, para o cargo. Mas barram, na prática, a indicação do presidente.







Eles impedem também que, rejeitado um nome, Bolsonaro indique outro na sequência ao Senado.



Os parlamentares que articulam a paralisação se inspiram no Senado dos EUA —em 2016, Barack Obama, em fim de mandato, indicou Merrick Garland para a Suprema Corte. O Senado enrolou por 293 dias e não aprovou o nome. A indicação expirou. E Donald Trump, que derrotou os democratas, fez em 2017 o novo ministro —o conservador Neil Gorsuch.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians