Sem alarde, FBI já prendeu e indiciou 725 pessoas pelo ataque ao Capitólio há um ano

Portal Plantão Brasil
6/1/2022 15:38

Sem alarde, FBI já prendeu e indiciou 725 pessoas pelo ataque ao Capitólio há um ano

0 0 0 0

919 visitas - Fonte: G1

No dia 6 de janeiro de 2021, milhares de simpatizantes de Donald Trump invadiram o Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos. Eles tentavam impedir que o Legislativo certificasse a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.



A sessão da Câmara foi interrompida e os legisladores foram obrigados a fugir e se abrigar nos porões do prédio. Até mesmo o vice de Trump, Mike Pence, estava entre os que correram risco de vida durante a violenta invasão – muitos dos manifestantes o consideravam um “traidor” por aceitar a declaração de Biden como novo presidente.

Os invasores acreditavam no discurso de Trump, de que as eleições tinham sido fraudadas, sem reconhecer sua derrota.

Além do rastro de destruição, no pior ataque ao Congresso americano desde a Guerra de 1812, quatro pessoas morreram, e um policial do Capitólio, atacado pelos invasores, faleceu no dia seguinte.

Um policial morreu no ataque, dezenas ficaram feridos e quatro cometeram suicídio posteriormente, traumatizados pelo episódio.



Condenações

Um ano depois, mais de 725 pessoas já foram presas e indiciadas, mas a lista cresce sem parar: o FBI acredita que pelo menos 2 mil estiveram envolvidas, segundo a agência France Presse.

Entre os já identificados, cerca de 87% são homens, em sua grande maioria brancos e com idade média de 39 anos. Eles são provenientes de todo o país e têm perfis socioeconômicos variados, mas muitos têm experiência militar e enfrentam severas dificuldades financeiras.

Já foram proferidas 50 sentenças, a maioria por acusações leves e para pessoas que fizeram acordos de confissão.


FBI divulga fotos de pessoas que participaram de invasão ao Capitólio e pede ajuda para identificá-las — Foto: Reprodução/FBI



Mas cerca de 225 pessoas foram acusadas de atos violentos, principalmente por agredirem os guardas do Capitólio. E entre estas estão também 40 processadas por associação criminosa, por supostamente terem ajudado a planejar o ataque.

Essas acusações mais graves são direcionadas especialmente a integrantes de grupos de extrema-direita, como Proud Boys, Oaths Keepers, ou Three Percenters. Alguns deles estão em prisão preventiva, e devem enfrentar júris populares.



Papel de Trump

Em paralelo, uma comissão de inquérito da Câmara tenta determinar se Trump e seus colaboradores também podem ser acusados. Mais de 300 pessoas já foram ouvidas e o foco é analisar se o ex-presidente incitou a violência e colaborou para inflamar ainda mais os ânimos em 6 de janeiro de 2021.

Se a comissão encontrar provas contra Trump, elas serão usadas pelos promotores em uma acusação.

Trump chegou a sofrer um impeachment na Câmara por incitar à violência que resultou na invasão, a apenas seis dias do final de seu mandato, e se tornou o primeiro presidente dos EUA a sofrer dois impeachment.

Mas, assim como no primeiro processo, ele foi absolvido no Senado, de maioria republicana, embora sete membros de seu partido tenham votado a favor de seu afastamento.



Até mesmo o comportamento de Trump após o episódio é questionado, já que ele e muitos de seus colegas republicanos e até mesmo jornalistas e influenciadores de direita adotaram discursos minimizando a invasão, classificando-a como um episódio não violento ou provocado por ativistas de esquerda.

Além disso, o ex-presidente tentou (mas não conseguiu) impor sigilo sobre centenas de documentos, incluindo a lista de pessoas que o visitaram ou telefonaram para ele no dia do ataque ao Capitólio.

As mais de 770 páginas de documentos incluem também material sobre as atividades de seu ex-chefe de gabinete Mark Meadows, do ex-conselheiro sênior Stephen Miller e do ex-conselheiro adjunto Patrick Philbin.



Veja aqui vídeos da invasão do Congresso dos EUA

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians