Como num efeito bumerangue, sanções contra Rússia podem se voltar contra países da OTAN e EUA

Portal Plantão Brasil
2/3/2022 16:52

Como num efeito bumerangue, sanções contra Rússia podem se voltar contra países da OTAN e EUA

0 0 0 0

1485 visitas - Fonte: RT

A guerra na Ucrânia e as consequentes sanções contra a Rússia podem prejudicar o abastecimento de energia da Europa e interromper seu crescimento econômico, alertou o comissário europeu de Economia, Paolo Gentiloni, nesta quarta-feira.


Falando em entrevista coletiva em Bruxelas, ele disse que a Europa pode encontrar problemas no fornecimento de recursos energéticos – mais precisamente, o fornecimento de gás russo – e precisa estar pronta para tal resultado.

“ A invasão da Ucrânia pela Rússia provavelmente afetará negativamente o crescimento, inclusive por meio de repercussões nos mercados financeiros, mais pressões sobre os preços da energia, gargalos mais persistentes na cadeia de suprimentos e efeitos de confiança que não devemos subestimar ”, acrescentou Gentiloni.


Sua declaração vem depois que o escritório de estatística da UE, o Eurostat, informou na quarta-feira que a inflação dentro do bloco disparou para uma nova alta de 5,8% em fevereiro.

Anteriormente, a Comissão Europeia também emitiu uma declaração descrevendo o impacto negativo das sanções anti-russas na situação econômica dos estados membros.


A Rússia é o maior fornecedor de recursos energéticos da UE, satisfazendo cerca de 40% da sua procura de gás natural e fornecendo quase um terço das suas importações de petróleo bruto. Suas indústrias de petróleo e gás ainda não foram adicionadas à lista de sanções, mas em 1º de março, membros do Parlamento Europeu aprovaram uma resolução condenando sua ofensiva militar na Ucrânia. Eles pediram sanções mais duras, incluindo limitar as importações de petróleo e gás e cortar completamente o país do sistema internacional SWIFT de pagamentos interbancários.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians