7407 visitas - Fonte: DCM
Na tarde desta quarta-feira (9), durante a reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o único membro da corte que não se pronunciou no decorrer do encontro foi André Mendonça, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.
Dos 11 ministros da corte, 10 estiveram presentes na reunião. O único que não pôde comparecer foi o ministro Luís Roberto Barroso, o vice-presidente do STF, que está no Egito para a COP-27.
Assim como os outros ministros, Mendonça cumprimentou o petista quando chegou à sala da reunião, porém, ao contrário dos demais, não fez nenhum comentário durante o encontro. Ainda assim, a recepção que deu para Lula foi descrita como “cordial” pelos outros presentes.
Tanto Mendonça como o ministro Kássio Nunes Marques foram indicados ao Supremo pelo presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro teve uma árdua campanha até conseguir ser sabatinado pelo Senado. Ao seu lado, teve como principal cabo eleitoral a primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL).
Depois da reunião, Nunes Marques mostrou para seus colegas que considerou a visita de Lula à corte uma atitude “diferenciada” e que chamou a atenção “positivamente”.
Durante o encontro, o petista destacou a necessidade de restabelecer a institucionalidade e harmonia entre os poderes. Ainda aproveitou a oportunidade para afirmar que pretende fazer “muita política” e deixar que as discussões políticas fiquem no Congresso.
Segundo a jornalista Bela Megale, do Globo, Lula quis indicar que não irá envolver a corte em assuntos que sejam responsabilidade de outros poderes. O presidente eleito disse que será criterioso na escolha dos ministros que designará para o tribunal, e que eles atenderão as competências para serem parte do Supremo.
Durante a reunião, o petista estava acompanhado do ex-ministro e fundador do PT, Aloizio Mercadante (PT), da deputada federal e presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PT), do advogado Cristiano Zanin e do governador e senador eleito Flávio Dino (PSB).
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.