863 visitas - Fonte: Plantão Brasil/Twitter
Uma idosa de 93 anos, Maria Marta de Jesus, teve que ser levada a uma agência do Bradesco em Serra Preta, na Bacia do Jacuípe, para comprovar sua "prova de vida" e assim liberar um benefício do INSS.
O incidente, que ocorreu na última terça-feira (23), foi filmado por seu filho, Cláudio Luis Figueiredo Mascarenhas. Nas imagens, ele transporta sua mãe, que está acamada em uma maca, para dentro da agência bancária.
Durante o episódio, Cláudio expressa várias reclamações sobre o tratamento dispensado aos idosos. Ele informou ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, que teve que solicitar uma ambulância para transportar sua mãe até o banco.
A situação surgiu porque o cartão do benefício foi enviado para a agência bancária em vez de ser entregue nos Correios, o que teria facilitado a entrega. A idosa estava em condição debilitada, tendo sofrido uma fratura no fêmur e também lidando com artrose.
Em resposta ao ocorrido, o Bradesco expressou seu pesar e esclareceu que segue as diretrizes do INSS em relação à comprovação de prova de vida pelo beneficiário ou seu representante legal. O banco afirmou que o assunto foi resolvido com o cliente.
A nota do Bradesco diz: “O Bradesco lamenta o ocorrido e esclarece que segue as regras do INSS relativas à comprovação de prova de vida pelo beneficiário ou procurador/representante legal (cadastrado no INSS). O assunto foi solucionado com o cliente”.
Veja o vídeo da situação absurda e desumana para atender a burocracia de um país onde todos são desonestos, até prova em contrário:
Filho leva mãe, de 93 de anos, em maca a Bradesco de Serra Preta após banco exigir presença de idosa para liberar cartão do INSS pic.twitter.com/PXGKkp8DFe
— BN Municípios (@BNMunicipios) August 25, 2023