Exército antecipou crise do 8 de janeiro e optou por não agir

Portal Plantão Brasil
26/8/2023 15:24

Exército antecipou crise do 8 de janeiro e optou por não agir

0 0 0 0

1132 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte

No dia 7 de janeiro, véspera dos ataques golpistas em Brasília, a cúpula do Exército já estava informada sobre a gravidade do que estava por vir. Informações da Folha de S. Paulo indicam que, além dos alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Exército tinha dados próprios sobre a situação.

Relatórios da Abin foram compartilhados com várias entidades, incluindo o Centro de Inteligência do Exército (CIE). No entanto, o CIE alegou não possuir relatórios sobre a situação no acampamento próximo ao Quartel-General, um dos epicentros dos distúrbios.

A indecisão sobre as ações a serem tomadas prevaleceu, em parte devido à expectativa de que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) solicitasse reforços ao Comando Militar do Planalto (CMP). Tal solicitação, no entanto, não ocorreu.

O Exército permitiu que os golpistas se refugiassem no acampamento próximo ao Quartel-General, onde foram protegidos, inclusive com o apoio de veículos militares. Generais afirmam que, embora houvesse pressão entre a base militar contra Lula, a cúpula militar não aderiu aos intentos golpistas.


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians