1205 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
No primeiro 7 de setembro de seu terceiro mandato, o presidente Lula tem a intenção de se distanciar do tom político e ideológico que marcou a data nos últimos quatro anos sob a gestão de Jair Bolsonaro. Segundo informações do Metrópoles, a proposta é retomar o caráter cívico do desfile do Dia da Independência.
Nos últimos dois anos, Bolsonaro utilizou a data para propagar retóricas antidemocráticas e criticar outros poderes, especialmente o Judiciário. Em 2022, o então presidente também usou a ocasião para promover sua campanha e questionar a integridade do sistema eletrônico de votação.
A celebração deste ano ocorre após as invasões de 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes e em meio a investigações sobre possíveis infrações de militares. Há preocupações com a segurança do evento, considerando possíveis mobilizações bolsonaristas.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) indicou que as medidas de segurança para o 7 de setembro serão semelhantes às da posse presidencial. Na ocasião, mais de mil agentes da Polícia Federal foram mobilizados. Porém, eles não estarão presentes no desfile deste ano devido a mudanças planejadas pela Secom.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.