702 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Durante a cerimônia de comemoração dos 20 anos do programa Bolsa Família, realizada no Ministério do Desenvolvimento Social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações contundentes sobre o recente conflito entre Israel e o Hamas. Lula, que participou do evento por videoconferência após passar por procedimentos cirúrgicos, expressou sua preocupação com as vítimas civis, especialmente as crianças.
Lula lamentou a morte de 1.500 crianças na Faixa de Gaza e criticou tanto o Hamas quanto Israel. Ele afirmou: “Crianças que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel, mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matassem eles”. Esta foi a primeira vez que o presidente usou o termo "terrorismo" para se referir às ações do Hamas.
O presidente também destacou a tragédia das vítimas civis, mencionando que muitas das vítimas são mulheres, idosos e crianças que não tiveram a oportunidade de viver. Ele acrescentou: “Não é possível tanta irracionalidade. Não é possível tanta insanidade.”
Lula também expressou solidariedade às crianças afetadas pelos conflitos na Ucrânia e Rússia, afirmando: “Eu queria prestar solidariedade às crianças que já morreram na guerra da Rússia e da Ucrânia e que estão morrendo agora nessa luta insana entre o Hamas e o Estado de Israel”.
Vídeos da declaração do presidente foram compartilhados nas redes sociais, evidenciando a preocupação de Lula com a situação no Oriente Médio e outros conflitos globais.
Veja:
Lula diz que Hamas cometeu ato de terrorismo e que resposta de Israel é “insana”.
— Metrópoles (@Metropoles) October 20, 2023
Em primeira aparição pública após cirurgia, presidente citou crianças mortas na Faixa de Gaza em cerimônia comemorativa dos 20 anos do Bolsa Família. pic.twitter.com/diZQe2PHHQ
?? Lula lembra vítimas da guerra entre Israel e Hamas. pic.twitter.com/85bOyurnPB
— Metrópoles (@Metropoles) October 20, 2023