847 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em um encontro recente em Pequim, a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, e o presidente da China, Xi Jinping, debateram a necessidade de uma nova arquitetura financeira global. O objetivo é permitir uma maior participação dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento no cenário financeiro internacional.
Durante a reunião, que ocorreu no Palácio do Povo em Pequim, Dilma Rousseff destacou a importância de ampliar a voz dos países emergentes na arquitetura financeira global. Ela também participou das comemorações dos 10 anos da Nova Rota da Seda.
Xi Jinping expressou seu apoio ao Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco dos BRICS, e solicitou que a instituição ajude a tornar o sistema financeiro internacional mais justo e equitativo. Ele enfatizou a necessidade de aumentar a representação e a voz dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento.
Dilma Rousseff, por sua vez, reiterou o compromisso do NBD em participar ativamente da cooperação Belt and Road e contribuir para a promoção da multipolaridade mundial e a reforma do sistema financeiro internacional.
O NBD, criado em 2014 e liderado por Dilma desde fevereiro de 2023, está em processo de expansão, incorporando novos membros além dos cinco países fundadores dos BRICS. Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito já se juntaram ao banco, e recentemente, Argentina e Etiópia solicitaram adesão.
*Com informações do Brasil247*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.