657 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em uma recente publicação, a Folha de S. Paulo lançou críticas à mídia digital independente, baseando-se em um estudo que, carece de consistência científica. A reportagem, assinada pela jornalista Patrícia Campos Mello, sugere que o acesso à "mídia profissional" reduz a crença em fake news eleitoral.
O estudo, intitulado "O nexo da desinformação eleitoral: como o consumo de notícias, uso de plataformas e confiança no noticiário influenciam a crença em desinformação eleitoral", foi realizado pela pesquisadora Camila Mont’Alverne em parceria com o Instituto Reuters. O estudo apresenta falhas em sua amostragem, agrupando veículos digitais de jornalismo profissional, com sites associados à desinformação.
A crítica principal é que o estudo parece ter sido direcionado para produzir um resultado específico: que a mídia tradicional é mais confiável do que as novas mídias digitais. Além disso, o veículo sugere que o estudo pode estar alinhado com os interesses da mídia tradicional, que busca manter o controle da informação no Brasil.
*Com informações do Brasil247*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.