Gleisi Hoffmann, presidente do PT, criticou veementemente a comitiva de parlamentares e simpatizantes de extrema-direita que viajou aos Estados Unidos com o pretexto de alertar sobre um suposto autoritarismo no Brasil. Em sua conta no X, a líder petista destacou o constrangimento causado por esses bolsonaristas, que, após serem barrados no Congresso americano, foram forçados a realizar uma coletiva ao ar livre, acusando-os de denegrir a imagem do país no exterior e tentar desacreditar as instituições brasileiras por meio de falácias.
Pensem no vexame, comitiva de bolsonaristas foi aos EUA denunciar a ditadura no Brasil, foi barrada no Congresso norteamericano e teve que dar coletiva na rua. Que coisa feia, mentir lá fora sobre o próprio país, usar deputado americano pra atacar o Judiciário e as instituições…
A missão, liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo jornalista Paulo Figueiredo, tinha como objetivo principal convencer o governo e a mídia estadunidenses de uma crescente ameaça ao estado democrático de direito no Brasil, uma narrativa rechaçada por Gleisi como uma tentativa desesperada de buscar anistia para os responsáveis por atos golpistas, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A comitiva, composta por 19 parlamentares, tinha reuniões marcadas com congressistas republicanos e planejava expor supressões à liberdade de expressão e imprensa no Brasil, além de denunciar o que chamam de perseguição política, incluindo as prisões relacionadas aos eventos de 8 de janeiro e jornalistas.
Apesar da oposição de figuras como o deputado democrata Jim McGovern, que tentou impedir uma audiência na Comissão de Direitos Humanos Tom Lantos e é conhecido por suas posturas contrárias a sanções a regimes autoritários na América Latina, a comitiva prosseguiu com sua agenda, destacando, através das redes sociais, a importância de sua missão nos EUA.
Gleisi Hoffmann encerrou suas críticas enfatizando que, apesar das tentativas de minar a democracia por parte desses golpistas, o Brasil segue firme em sua trajetória democrática, punindo aqueles que atentam contra ela. Este episódio serve como um lembrete do compromisso do país com a justiça e a ordem democrática, desmascarando os esforços falhos de difamar suas instituições.
Não foi somente ela a escrachar o grupo bolsonarista. Veja:
MUITO TRISTE: após serem barrados de discursar no congresso dos EUA, parlamentares bolsonaristas fazem uma coletiva de imprensa na calçada, usando inglês do "cursinho do Joel Santana". pic.twitter.com/GeplQDVXri
O episódio reforça o contraste entre a realidade democrática do Brasil e as falsas narrativas promovidas por seus detratores, reiterando a importância da vigilância e do compromisso com a verdade.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.