718 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Aliados de Jair Bolsonaro já articulam nos bastidores uma tentativa de garantir ao ex-presidente uma prisão domiciliar caso ele seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal no inquérito que apura a tentativa de golpe após sua derrota nas eleições de 2022. A estratégia seria usar como precedente a decisão que concedeu esse mesmo benefício ao ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção passiva, mas autorizado a cumprir a pena em casa.
A defesa de Collor alegou uma série de problemas de saúde, incluindo Parkinson, apneia do sono e transtorno bipolar, além da idade avançada, de 75 anos. O pedido foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, que considerou outros casos semelhantes ao tomar sua decisão. Agora, bolsonaristas tentam aplicar essa lógica ao líder da extrema-direita, que tem 70 anos e já passou por sete cirurgias desde o atentado de 2018.
Um ministro do STF ouvido pela imprensa admitiu que a defesa de Bolsonaro deve seguir esse mesmo caminho, explorando seu histórico médico e idade como justificativas para evitar uma prisão em regime fechado. A aposta dos aliados é criar uma narrativa de “perseguição” que suavize o impacto político da condenação.
Investigadores da Polícia Federal também avaliam a possibilidade de prisão domiciliar como real, mas alertam que a residência de Bolsonaro poderia virar um ponto de aglomeração e radicalização de seus seguidores, o que exigiria monitoramento constante e traria riscos à segurança pública.
A expectativa no Supremo é que o julgamento do caso ocorra apenas em 2025, para evitar qualquer influência direta nas eleições presidenciais de 2026, nas quais Bolsonaro está inelegível, mas ainda age como líder informal da oposição extremista.
A tentativa de garantir um tratamento diferenciado para Bolsonaro escancara mais uma vez o cinismo de quem tentou destruir a democracia brasileira e agora quer o conforto do lar em vez da cela que merece.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.