581 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante o julgamento do “núcleo 4” dos golpistas do 8 de janeiro, a sessão no Supremo Tribunal Federal frustrou os bolsonaristas que ainda alimentavam a ilusão de um racha entre os ministros. Alexandre de Moraes e Luiz Fux protagonizaram momentos de leveza, bom humor e respeito mútuo, deixando claro que, apesar de eventuais divergências, há coesão entre os magistrados da Corte.
Com brincadeiras sobre mágoas antigas, supostas suspeições e até uma alusão bem-humorada ao ombro machucado de Moraes — que a extrema-direita insinuava ser culpa de Fux — os dois ministros mostraram que estão firmes no propósito de manter a estabilidade institucional. As falas descontraídas desmontaram a narrativa bolsonarista de que haveria uma cisão entre os magistrados.
O próprio ministro Fux fez questão de esclarecer que, ao contrário do que sugerem os aliados do ex-presidente, não há discórdia, e sim dissenso respeitoso entre colegas. Moraes também ironizou a tentativa da imprensa de criar intrigas, comparando os boatos sobre o Supremo com as fofocas da “Revista Caras”.
O bolsonarismo, que segue buscando desesperadamente brechas no STF para favorecer seus cúmplices golpistas, viu nessa sessão mais uma derrota simbólica. A aposta em uma suposta desavença entre Fux e Moraes ruiu diante da serenidade e da parceria institucional entre os ministros.
O advogado bolsonarista André Marsiglia, incomodado com a harmonia no Supremo, chegou a desabafar nas redes sociais, dizendo que os ministros queriam passar um recado: “Fux não rachou a turma. Eles estão unidos”. De fato, o recado foi dado — e doeu onde mais esperavam uma ruptura.
Mais uma vez, a extrema-direita foi desmentida por gestos públicos e inequívocos de coesão entre os ministros, que seguem firmes no combate às tentativas de desestabilizar a democracia.
Assista:
??Hoje, o clima descontraído com Fux, a piada de Dino sobre urna eletrônica, a brincadeira de Moraes sobre mágoa por suspeição, desejaram passar um único recado: Fux não rachou a turma. Eles estão unidos pic.twitter.com/iHOyVcempO
— Andre Marsiglia (@marsiglia_andre) May 6, 2025