407 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Câmara dos Deputados confirmou a suspensão do mandato do bolsonarista Gilvan da Federal (PL-ES), acusado de quebra de decoro parlamentar após mais um episódio de agressões verbais, desta vez dirigidas à ministra Gleisi Hoffmann (PT). A representação contra ele foi apresentada pela própria Mesa Diretora da Câmara, que apontou condutas ofensivas, abusivas e incompatíveis com a dignidade do mandato. Inicialmente, a Mesa havia pedido uma suspensão de seis meses, mas o relator do caso, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), reduziu a penalidade para três meses após Gilvan apresentar um pedido de desculpas genérico no plenário.
O estopim para o processo foi mais um conflito protagonizado por Gilvan, desta vez com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ). Durante a discussão, ele usou termos chulos para se referir à ministra Gleisi. Ainda que tenha negado citar explicitamente a ministra, a Mesa argumenta que suas declarações ultrapassaram qualquer limite de liberdade de expressão e configuram abuso das prerrogativas parlamentares.
Ao justificar a mudança de voto, o relator afirmou que o pedido de desculpas e o compromisso de mudança de comportamento pesaram na sua decisão. Gilvan prometeu não mais reagir a provocações e que, se provocado, recorrerá aos canais institucionais da Casa. No entanto, essa não foi a primeira vez que ele se retrata: em outra ocasião, chegou a desejar a morte do presidente Lula e depois voltou atrás.
A Mesa Diretora foi enfática ao destacar que o bolsonarista desonrou não apenas a ministra Gleisi, mas também a imagem do Congresso Nacional, ao insistir em "insinuações ultrajantes, desonrosas e depreciativas". O texto da representação frisa que a conduta de Gilvan atinge a honra do Parlamento, desrespeita as instituições e configura um claro abuso de suas prerrogativas como deputado.
A suspensão temporária, embora simbólica diante da reincidência do comportamento do parlamentar, representa mais uma resposta da Câmara aos excessos de figuras ligadas ao bolsonarismo, que frequentemente tentam transformar o plenário em palanque para ataques e desinformação. O deputado já aparece como fora do exercício do mandato nos registros da Casa.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.