2246 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo Bolsonaro foi responsável por estruturar um verdadeiro esquema criminoso dentro do INSS, nos momentos finais de sua gestão. A denúncia foi feita durante o anúncio do plano de ressarcimento às vítimas dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Para Messias, houve uma tentativa deliberada de desmonte da Dataprev, com o objetivo de facilitar fraudes e privatizar o controle dos dados da Previdência.
Messias descreveu o contexto encontrado no início do governo Lula como alarmante: um INSS sem servidores e com sua infraestrutura desmantelada. Segundo ele, a Dataprev foi colocada na lista de privatizações pelo governo anterior, e só não foi vendida graças à intervenção imediata do presidente Lula, que reconheceu a importância da empresa para garantir a segurança dos dados previdenciários.
O plano de ressarcimento anunciado pela AGU prevê que os valores desviados sejam recuperados dos próprios fraudadores. Contudo, o governo federal não descarta usar recursos do Tesouro para cobrir os prejuízos, com a promessa de reaver cada centavo em seguida. “Nenhum aposentado será deixado para trás”, garantiu Messias, destacando que o foco imediato é compensar as vítimas.
Durante a coletiva, o ministro fez duras críticas ao deputado bolsonarista Nikolas Ferreira, acusando-o de espalhar pânico com desinformações. Ele cobrou que o parlamentar questione Jair Bolsonaro sobre a tentativa de vender a Dataprev e o desmonte promovido em órgãos de controle da Previdência. “Espero que ele exija explicações de quem realmente causou esse caos”, afirmou.
Messias também exigiu transparência sobre as decisões da antiga Casa Civil e do Ministério da Previdência, que flexibilizaram normas de proteção aos beneficiários. Para ele, Bolsonaro precisa vir a público explicar por que sancionou medidas que abriram brechas para as fraudes. “Foi o governo dele quem permitiu esse escândalo”, reforçou.
Encerrando sua fala, o advogado-geral reiterou o compromisso do governo Lula com a verdade, a responsabilização dos culpados e a proteção dos aposentados. “A sociedade tem o direito de saber exatamente o que aconteceu. Nós não vamos esconder nada”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.