596 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A indústria automotiva brasileira encerrou abril com produção de 228,2 mil veículos, entre carros, utilitários, caminhões e ônibus. Isso representa um salto de 20,1% em relação a março e crescimento de 2,8% na comparação com abril de 2024, segundo dados da Anfavea. No acumulado do ano, o setor já registra avanço de 6,7%, com 811,2 mil unidades fabricadas.
As vendas internas também tiveram alta mensal de 6,7%, com 208,7 mil veículos licenciados. Porém, em relação a abril do ano passado, houve retração de 5,5%. O novo presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que o ritmo diário de emplacamentos se manteve estável, sinalizando certa resistência do mercado mesmo com os juros ainda elevados, herança de uma política monetária conservadora mantida à força por setores ligados ao bolsonarismo financeiro.
Apesar do bom desempenho na produção, os estoques subiram para 254,8 mil veículos, o equivalente a 36 dias de vendas. As locadoras, que vinham sendo grande compradoras, reduziram participação para 25% em abril, frente aos 27% de um ano atrás. Ainda assim, superaram os 12% registrados em janeiro, com 49,5 mil veículos adquiridos.
O setor de caminhões segue sendo o mais afetado pela alta dos juros, com vendas em queda desde o início do ano. A taxa de 14,75%, estabelecida recentemente, é apontada pela Anfavea como um entrave ao financiamento de veículos pesados e ameaça contaminar as vendas de leves. Calvet alertou para a dificuldade de manter previsões diante da instabilidade macroeconômica, agravada por disputas tarifárias e cenário internacional volátil.
Outro ponto de atenção é o aumento da participação de veículos importados nos licenciamentos, que alcançou 17,9% em abril. No acumulado do ano, a fatia chega a 19,7%, a maior desde 2022. Isso tem gerado pressão da indústria nacional por medidas de proteção, principalmente frente ao crescimento da importação de veículos eletrificados.
Por fim, as exportações apresentaram forte reação, com alta de quase 70% em abril, totalizando 46,3 mil unidades. A retomada do mercado argentino, principal destino das exportações brasileiras no setor, anima o segmento. A expectativa agora é que o país vizinho possa chegar a um volume entre 600 mil e 650 mil veículos vendidos em 2025, superando estimativas iniciais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.