2525 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Civil do Paraná prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (8), um jovem de 21 anos que planejava executar um ataque em massa na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Segundo a investigação, ele pretendia registrar o massacre com uma câmera GoPro, exaltando figuras nazistas e criminosos internacionais envolvidos em atentados violentos.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços no bairro Uvaranas, os agentes encontraram um verdadeiro arsenal e material de exaltação ao nazismo: bandeiras com suásticas, imagens e desenhos de Adolf Hitler, armas de airsoft, facas, coletes balísticos, munições e dispositivos eletrônicos que serão periciados.
O delegado Derick Moura, responsável pelo caso, afirmou que o suspeito fazia apologia aberta ao nazismo e compartilhava conteúdo com referências a atentados em massa, ódio ideológico e idolatria a assassinos em série. O jovem também planejava transmitir o ataque ao vivo, repetindo padrões de crimes inspirados pela extrema-direita global.
Ainda segundo a polícia, o perfil do criminoso segue o mesmo padrão de outros ataques: isolamento social, discursos de ódio e intenção de cometer suicídio após o atentado. O rapaz foi autuado em flagrante por apologia ao nazismo e posse irregular de munição.
Casos como esse escancaram os riscos do avanço do extremismo e da ideologia nazifascista entre jovens brasileiros, fenômeno incentivado por discursos de ódio normalizados por setores bolsonaristas nas redes e na política. A atuação rápida da polícia impediu uma tragédia que poderia ter sido de grandes proporções.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.