1248 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que seu governo entrou com um processo contra o Google após a plataforma alterar, nos Estados Unidos, o nome do tradicional “golfo do México” para “golfo da América”. A mudança foi feita logo após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro, por meio de um decreto que tenta impor a reescrita unilateral da geografia em favor de uma narrativa nacionalista e autoritária.
Sheinbaum foi categórica ao afirmar que o nome histórico do golfo é reconhecido internacionalmente há séculos e que não pode ser modificado por interesses políticos internos dos Estados Unidos. Ela lembrou que a alteração feita pelo Google só se aplica à porção do golfo que está na plataforma continental norte-americana. No México, o nome permanece “golfo do México”, mas usuários em outros países, como o Brasil, veem ambas as denominações na plataforma.
A tentativa de renomear o golfo é mais um capítulo da cruzada isolacionista e imperialista de Trump. No mesmo dia em que tomou posse, além de editar o decreto, o republicano também proibiu a agência Associated Press de entrar na Casa Branca, como retaliação à recusa da empresa em usar o novo nome imposto.
A controvérsia aumentou ainda mais após a Câmara dos Representantes dos EUA aprovar, por 211 votos a 206, um projeto de lei que oficializa a mudança de nome para “golfo da América”. A proposta agora segue para o Senado, onde precisará do apoio de ao menos 60 parlamentares para ser aprovada. Apesar da maioria republicana, a resistência entre democratas deve dificultar sua tramitação.
Claudia Sheinbaum já havia alertado, em fevereiro, que não aceitaria esse tipo de intervenção simbólica e geopolítica vinda de Washington. A presidente mexicana classificou a atitude como “um desrespeito à história e à soberania das nações latino-americanas”.
Com informações da Folha de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.