2723 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, após sua participação no ataque ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti, parceiro na empreitada criminosa, também foi condenado a oito anos de prisão.
A decisão ocorre no julgamento em plenário virtual, iniciado nesta sexta-feira (9), com término previsto para o dia 16 de maio. A maioria dos ministros já votou acompanhando o relator Alexandre de Moraes, que considerou o caso gravíssimo, uma tentativa de desestabilização do Judiciário por meios criminosos e antidemocráticos.
Além das penas de prisão, a Corte determinou que Zambelli e Delgatti paguem uma indenização de R$ 2 milhões pelos danos causados à Justiça brasileira. A deputada também foi sentenciada à perda do mandato, que será efetivada quando não houver mais possibilidade de recurso.
A condenação representa um duro golpe nas tentativas de blindagem promovidas por setores bolsonaristas. Zambelli se aliou a Delgatti para forjar documentos e disseminar desinformação com o intuito de desacreditar instituições democráticas, numa clara ofensiva contra o Estado de Direito.
O julgamento deixa claro que o STF não tolerará ações criminosas disfarçadas de ativismo político. A atuação firme da Corte reforça a confiança no Judiciário como pilar de resistência frente aos ataques autoritários promovidos pela extrema-direita.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.