1430 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O reencontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin, em Moscou, após 15 anos, reforçou a importância estratégica da parceria entre Brasil e Rússia no contexto do Sul Global. A reunião ocorreu em meio às celebrações do Dia da Vitória, e serviu para fortalecer o diálogo bilateral em áreas como defesa, energia, ciência, comércio e na promoção de uma governança internacional mais justa e multipolar.
Lula enfatizou o papel do Brasil como parceiro estratégico da Rússia em temas centrais para o desenvolvimento nacional, como a cooperação em tecnologia, fertilizantes e defesa. Especialistas como Valdir Bezerra destacam que a experiência russa no setor aeroespacial e energético é vista pelo governo brasileiro como uma oportunidade para ampliar a soberania tecnológica do país e diversificar as relações comerciais, atualmente centradas em commodities.
O comércio entre os dois países gira em torno de US$ 12 bilhões e apresenta potencial para crescer, principalmente se o Brasil ampliar a exportação de produtos industrializados. O presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira têm reforçado que o foco do país é reequilibrar essa balança comercial e buscar parcerias de valor agregado, sempre com respeito mútuo e cooperação soberana.
Durante a visita, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com representantes da empresa russa Tenex, subsidiária da estatal Rosatom. Em pauta, estiveram projetos de exploração de urânio e desenvolvimento de pequenos reatores nucleares — iniciativas que se alinham ao esforço do Brasil em consolidar uma transição energética sustentável e segura, sem depender das potências ocidentais.
O encontro também consolidou posições comuns entre Brasil e Rússia sobre a necessidade de reformar instituições como a ONU, tornando o Conselho de Segurança mais representativo. A defesa de uma nova ordem internacional, multipolar e baseada na soberania dos povos, foi um dos eixos centrais da conversa entre os líderes. A Rússia já manifestou apoio à inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho.
A presença de Lula em Moscou reafirma o protagonismo internacional do Brasil sob sua liderança, com uma política externa independente, ativa e voltada à construção de alianças sólidas entre países do Sul Global. O país se posiciona, mais uma vez, como voz de equilíbrio, soberania e justiça nas grandes questões internacionais.
Com informações da Sputnik Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.