1449 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (12) que o Brasil começa a apresentar melhora no cenário inflacionário, impulsionado pela previsão de uma supersafra agrícola e pela recente valorização do real frente ao dólar. Durante evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, o vice-presidente destacou que essas mudanças devem repercutir positivamente no bolso do consumidor.
“O clima está ótimo, devemos ter uma supersafra, e o dólar já recuou de R$ 6,20 para R$ 5,70”, afirmou Alckmin, ressaltando que a alta nos preços dos alimentos foi causada pela seca e pela disparada do câmbio nos últimos meses.
Alckmin também voltou a defender publicamente a queda da taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em 14,75% ao ano — o maior patamar em quase duas décadas. Para ele, a taxa elevada penaliza a atividade econômica e aumenta a dívida pública, comprometendo a capacidade de investimento do país.
“O que espero é que da mesma maneira que a Selic subiu, ela também caia fortemente. Isso limita a economia e pesa sobre a dívida pública, que tem quase metade dos seus títulos atrelados à Selic”, disse.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio também reforçou a confiança nas políticas econômicas do governo Lula e criticou as decisões que mantêm os juros artificialmente altos, mesmo com indicadores que já apontam uma trajetória mais positiva para a inflação.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.