340 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Mauricio Claver-Carone, ex-funcionário do governo Trump e ligado a Jair Bolsonaro, voltou a protagonizar cenas de arrogância e desinformação. Durante evento do grupo Esfera, em Nova York, ele fez declarações ofensivas sobre o Brasil, afirmando que o país teria “três problemas” a resolver: “crime, corrupção e câmbio”. Suas palavras causaram constrangimento entre empresários e autoridades presentes.
Ignorando os avanços recentes do Brasil sob o governo Lula, Claver-Carone ainda insinuou que os investimentos só aumentariam com o país "dolarizado", desprezando a soberania monetária nacional. Ele afirmou preferir “países dolarizados” e minimizou a importância da autonomia econômica brasileira. O ataque se estendeu à criminalidade e à corrupção, tratando o Brasil com desdém, apesar de reconhecer avanços no combate à corrupção nos últimos anos — progresso liderado, ironicamente, pelos governos progressistas que ele ataca.
Representantes do governo brasileiro reagiram. Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, reafirmou a independência do Brasil na condução de sua política internacional e rechaçou qualquer submissão automática a interesses norte-americanos ou chineses. “Fazemos as coisas da nossa forma, defendendo o nosso interesse”, disse.
As críticas do ex-enviado de Trump também carregaram ataques velados à China, país com o qual o Brasil, sob Lula, vem estreitando relações estratégicas com base em respeito mútuo e desenvolvimento conjunto. A fala revela incômodo da ala trumpista com a guinada multipolar e soberana adotada por países latino-americanos.
Claver-Carone tem histórico de atuação ideológica e intervencionista. Ele foi nomeado por Trump para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio explícito de Jair Bolsonaro, numa tentativa de frear o avanço chinês na América Latina. No entanto, acabou demitido após uma investigação apontar que manteve um relacionamento íntimo com uma subordinada, violando normas da instituição.
A tentativa da velha guarda bolsonarista-trumpista de pintar o Brasil como um país inviável ignora o crescimento econômico, a retomada da credibilidade internacional e o fortalecimento da democracia promovido pela atual gestão. O governo Lula segue mostrando que o Brasil tem, sim, um projeto soberano de desenvolvimento.
Com informações co DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.