1110 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A visita do presidente Lula à China continua repercutindo entre líderes e analistas internacionais. Um dos que reagiram com entusiasmo foi William Huo, executivo da área de tecnologia e negócios globais, que definiu a viagem como um marco histórico no declínio da hegemonia dos Estados Unidos e na ascensão do Sul Global liderado pelo BRICS.
Huo afirmou que Lula não foi a Pequim em busca de visibilidade ou prestígio simbólico. “Foi uma declaração de ruptura com a Doutrina Monroe”, escreveu, em referência à antiga política de dominação dos EUA sobre a América Latina. Segundo ele, o Brasil, sob a liderança do petista, deixa de ser uma colônia de exportação de commodities e assume o protagonismo de um novo eixo geopolítico.
Para o empresário, o simbolismo da visita foi reforçado pelos acordos bilionários em infraestrutura, energia e tecnologia firmados entre Lula e Xi Jinping, contrastando com o modelo imperialista norte-americano baseado em sanções e armas. “Lula está reescrevendo as regras”, comentou Huo.
Ele também destacou o papel de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS em Xangai. Para ele, a presença da ex-presidenta em posição de comando na nova arquitetura financeira global é o reflexo de uma luta histórica que agora ganha uma nova frente: a do desenvolvimento sustentável e soberano.
Huo classificou o BRICS como um “clube de sobreviventes” que agora se fortalece como alternativa concreta ao FMI e às imposições unilaterais do Ocidente. “Reciprocidade, não reverência”, afirmou o executivo, ao defender a postura altiva do Brasil frente às ameaças de tarifas por parte dos EUA.
Na análise de Huo, a visita de Lula representa o início de uma nova era para o Sul Global — um momento em que antigos colonizados tomam as rédeas do próprio destino e erguem um mundo multipolar, onde soberania, cooperação e desenvolvimento real ocupam o centro.
Veja:
Lula didn’t go to Beijing for optics. He went to bury the Monroe Doctrine and revive the Global South. This thread breaks down why his visit marks a turning point in the collapse of U.S. hegemony and the rise of BRICS power.https://t.co/i8ewmYzfrc
— William Huo (@wmhuo168) May 13, 2025