A Advocacia-Geral da União (AGU) vai acionar judicialmente os responsáveis pela propagação de uma nova mentira bolsonarista contra a primeira-dama Janja Lula da Silva. A fake news, publicada pelo deputado Bruno Engler (PL-MG) e endossada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, acusava Janja de ter levado “200 malas” em viagem oficial à Rússia. A publicação, claramente difamatória, já está sob análise da AGU, que avalia medidas nas esferas cível e administrativa.
@grok não encontro em nenhum lugar algo que confirme que a primeira-dama tenha viajado com 200 malas! Será que isso é verdade, e se for, qual é o crime que ela cometeu?
A acusação absurda foi desmentida até mesmo pela inteligência artificial Grok, do X (antigo Twitter), que alertou não haver qualquer evidência para sustentar tal alegação. Ainda assim, a postagem continua disponível, contribuindo para o ciclo de desinformação promovido por setores extremistas que se alimentam de calúnias para atacar o governo Lula.
O objetivo da fake news, além de atingir pessoalmente a primeira-dama, foi tentar vincular a comitiva presidencial ao escândalo de fraudes no INSS — uma manobra desesperada da extrema direita, que tenta desviar o foco do envolvimento de bolsonaristas nos esquemas criminosos revelados pela Polícia Federal.
A AGU tem atuado com firmeza para proteger agentes públicos contra campanhas de difamação. No caso de Janja, o órgão federal já havia determinado a divulgação de sua agenda oficial, como forma de assegurar transparência e desmontar qualquer narrativa mentirosa usada pela oposição.
A ofensiva bolsonarista contra a primeira-dama não é nova. Desde o início do governo Lula, Janja tem sido alvo de ataques misóginos e infundados por parte da militância digital da extrema direita. A diferença agora é que o governo age de forma institucional para responsabilizar os propagadores de mentiras.
Mais do que um ataque à primeira-dama, a fake news representa um ataque à verdade e à democracia. A responsabilização de seus autores será essencial para frear a indústria da mentira e proteger a integridade do debate público no Brasil.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.